Inauguração da Cátedra UNESCO Teclin em Madri

 

fotologo

Em 30 de junho será inaugurada oficialmente no Auditório da Universidade Politécnica de Madri a Cátedra Unesco de Tecnologiías Linguísticas (Teclin) que criará um Mestrado Internacional em Engenharia Linguística para desenvolver ferramentas que permitam a educação infantil em línguas nativas de comunidade indígenas americanas.

O ato será presidido pelo reitor da UPM, com a participação do ex-secretário-geral da UNESCO, Federico Mayor Zaragoza. As universidades latinoamericadas e instituições colaboradoras também terão representantes atendendo ao evento.

A Cátedra TECLIN, coordenada pelo professor da UPM, Jesús Cardeñosa, concentra as suas atividade em Engenharia Linguística, Educação para infância, analfabetismo, diversidade cultural, multiculturalidade e transferência de tecnologia.

Na Cátedra estão envolvidos o Grupo de Investigação Validação e Aplicações Industriais (VAI) da Faculdade de Informática da UPM, Instituto i3G (Brasil), Universidad Católica Temuco (Chile), Universidad FASTA (Argentina) e Universidade Técnica Particular de Loja (Equador).

 

Ingeniería Lingüística y Tratamiento automatizado de la Lengua – EL PROFESOR CARDEÑOSA EXPLICA LA INGENIERÍA LINGÚISTICA

http://www.teclin.org/El-30-de-junio-se-inaugura-en-Madrid-la-Catedra-UNESCO-Teclin_a20.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.