Projetos do Instituto i3G para 2010

Instituto i3G tem quatro projetos aprovados pela FAPESC para o ano de 2010.

Atendendo as chamadas públicas 07/2009 e 12/2009 da FAPESC, os pesquisadores do Instituto i3G desenvolverão, durante o ano de 2010, quatro projetos na área de TI e Governo Eletrônico. São eles:

1. Chamada pública 12/2009 – FAPESC: Proposta para Projeto Piloto de ambiente colaborativo para fortalecimento da democracia local e monitoramento de informações estratégicas para o município de Laguna (SC)

Este projeto tem por objetivo geral a elaboração de metodologia e desenvolvimento de um conjunto de serviços online para o fortalecimento da democracia local no município de Laguna através do uso equitativo e disseminado de serviços WEB 2.0 com vistas ao fornecimento de informações, transações, colaboração entre o cidadão e o gestor público, e o monitoramento de informações estratégicas que subsidiem a gestão e o planejamento público.

2. Chamada pública 07/2009 – FAPESC: Proposta de implantação de ambiente eletrônico permanente e estrutura de sala de situação para monitoramento de informações estratégicas sociais, econômicas e políticas da América Latina.

Fortalecer e sistematizar uma rede de pesquisadores no Brasil e no mundo, através de Mecanismo de Web 2.0. Este é a principal meta deste projeto, cujo escopo é contribuir para o monitoramento de informações estratégicas, tendo em vista o gerenciamento de crises sociais, econômicas, políticas e ambientais na América Latina.

3. Chamada pública 07/2009 – FAPESC: Implantação de um Modelo de Gestão de Informações sobre a Política da Inovação e de Propriedade Intelectual das ICTESC e APLs em Santa Catarina.

Projeto que visa contribuir com o desenvolvimento tecnológico e econômico nacional e estadual no âmbito da lei de inovação nacional e catarinense com o desenvolvimento e implantação de um modelo de gestão de informações baseado em conceitos e serviços Web 2.0 sobre informações da política de inovação e de propriedade intelectual com laboratório para implantação em três ICTESC (UDESC, EPAGRI e CIASC) e no APL Madeira Móveis do Alto Vale do Rio Negro (Planalto Norte Catarinense).

4. Chamada pública 07/2009 – FAPESC: ONTOLEGIS: desenvolvimento de conteúdos de legislação baseado em ontologias para o exercício da cidadania de minorias étnicas em Santa Catarina.

Desenvolvimento de conteúdos de legislação baseado em ontologias para o exercício da cidadania de minorias étnicas de Santa Catarina utilizando uma tecnologia linguistica, baseada em Inteligência artificial e será denominado Ontolegis. O projeto será continuidade do projeto Ontojuris que implementou um Sistema Inteligente para Busca de Informações sobre legislação na área de Propriedade Intelectual, Direto do Consumidor e Direito Eletrônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.