Sala de Situação é utilizada para tomada de decisão durante as enchentes em Santa Catarina


Florianópolis (26/4/2010) – O governador Leonel Pavan anunciou, na tarde desta segunda-feira (26), que já encaminhou à Secretaria da Defesa Civil Nacional pedido inicial de recursos, na ordem de R$ 6,5 milhões, para atender aos municípios catarinenses atingidos pelas últimas chuvas. O anúncio aconteceu durante reunião com o conselheiro do Consult e pesquisador do Instituto i3G, Dr.Hugo Hoeschl. Entre as áreas de maior preocupação estão o Meio-oeste e o Alto Vale do Itajaí.

Reunidos na Sala de Situação do Conselho Consultivo Superior de Governo – Consult, Pavan e Hoeschl analisaram imagens via satélite das áreas mais afetadas no Estado, consultaram os últimos dados do nível do rio Itajaí-Açú, além da previsão do tempo para os próximos dias. Comparando a situação atual à tragédia vivida por Santa Catarina no fim de 2008, o governador Leonel Pavan ressaltou que dessa vez o caso é diferente. “Estamos mais preparados para lidar com esse tipo de situação. Já temos a Defesa Civil Estadual totalmente mobilizada, e o Governo vem fazendo o possível e o impossível para diminuir o sofrimento dos atingidos”, declarou.

De acordo com informações atualizadas da Defesa Civil Estadual, até as 18h desta segunda-feira, 42 municípios foram afetados pelas fortes chuvas. Destes, 12 decretaram Situação de Emergência: Anchieta, Caçador, Concórdia, Dona Emma, Lebon Régis, Matos Costa, Penha, Presidente Castelo Branco, Rio das Antas, Rio do Campo, Timbó Grande e Xavantina. No momento são 117.683 afetados, 4.101 desalojados, 471 desabrigados e 1.157 residências atingidas. Por meio do Fundo Estadual de Defesa Civil (Fundec) foram encaminhados produtos como cestas básicas, colchões, cobertores e lençóis para atender desabrigados de quatro municípios mais atingidos até agora na região de Caçador: Caçador, Rio das Antas, Lebon Régis e Rio do Campo.

Sala de Situação – A Távola Digital – Sala de Situação 2.0 é um local específico para a tomada de decisões estratégicas e de emergência. Localizada no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis, a sala disponibiliza informações detalhadas de todos os setores de Santa Catarina, possibilitando uma maior agilidade no planejamento e execução de ações diversas, principalmente em momentos de crise.
Veja mais: http://webimprensa.sc.gov.br/paginas/index.asp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.