Thiago – eGov

Thiago aborda o conceito de Planejamento Público Local (PPL), os instrumentos de planejamento público previstos pela Constituição e as metodologias identificadas na literatura, apresenta as vantagens e limitações deste instrumento de planejamento e faz um panorama geral sobre o governo eletrônico, além de atualizar informações sobre o uso de computadores e internet pelo brasileiro.


“A democracia eletrônica é vista como o futuro do eGov”, conta o pesquisador, cujos projetos já realizados – e descritos na Dissertação – identificam as principais vantagens e limitações referentes à participação da população através da internet.


Bacharel em Ciências Econômicas pela própria UFSC, Thiago constatou que, embora o PPL permita maior participação do cidadão na tomada de decisão devido à proximidade com o gestor público local, evidencia-se baixa participação nesses processos em razão da necessidade de presença física, com local e hora pré-determinada.


“O uso de tecnologias permite ao cidadão colaborar através de sistemas online em processos de participação popular, mas a participação através desses sistemas também possui alguns limitantes, tal como a falta de organização e estrutura das informações”, explica.


“A Dissertação busca identificar sistemas e ferramentas online capazes de auxiliar na interação entre o gestor público e o cidadão, além de permitir a organização e o tratamento do conhecimento do cidadão, fornecendo relatórios e gráficos capazes de auxiliar o gestor a identificar as principais demandas da população e, com isso, permitindo a elaboração de planos mais eficazes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.