V CONeGOV

A Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico-CONeGOV aconteceu em sua primeira edição em 2004, com o objetivo de diagnosticar como o processo de informatização dos serviços e atividades governamentais estava ocorrendo nos Países Latino-Americanos, possibilitando a integração, cooperação e conversão de conhecimentos imprescindíveis à consolidação e fortalecimento da região. O E-Gov foi escolhido como tema devido a grande relevância do seu conceito e aplicabilidade nos dias atuais.

O tema ainda pouco discutido no Brasil, atraiu interesse de membros dos governos, pesquisadores, consultores acadêmicos e estudiosos dos assuntos econômicos, sociais e tecnológicos brasileiros e latino-americanos na área de governo eletrônico e reuniu 130 (cento e trinta) participantes, 10 palestrantes sendo 02 estrangeiros e 26 artigos selecionados para apresentação nas Sessões Técnicas e publicação nos Anais do evento que contam com registro ISBN.

Em 2005, ampliando sua abrangência e interesse, adotou como fio condutor das discussões “as novas tecnologias que estão integrando a América do Sul” no âmbito do governo eletrônico. A segunda edição contou com 160 (cento e sessenta) participantes, 16 palestrantes sendo 03 estrangeiros e 24 artigos selecionados para apresentação nas Sessões Técnicas e publicação nos Anais do evento.

Em 2006, realizou sua primeira edição fora de Florianópolis. Realizada em Curitiba-PR, a terceira edição aconteceu a convite da Prefeitura Municipal e contou com pesquisadores na área de governo eletrônico da América do Sul para estimular a cooperação científico-tecnológica, fortalecendo assim as práticas de governança e apresentação de soluções tecnológicas em e-Gov implantadas ou em desenvolvimento.

Nesta terceira edição, estiveram reunidos 142 (cento e quarenta e dois) participantes, 18 palestrantes sendo 02 estrangeiros e 32 artigos apresentados nas Sessões Técnicas e publicados nos Anais do evento. Esta edição também marcou o lançamento oficial da revista PontoGov.
Em 2007, novamente expandindo seu objetivo de democratização do acesso à informação, a quarta edição foi realizada na cidade de Palmas no estado do Tocantins, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Fundação UNIRG. Esta edição reuniu 150 (cento e cinqüenta) conferencistas distribuídos entre a participação no local do evento e participação on line através de vídeo conferência; contou com 12 palestrantes sendo 05 estrangeiros e foram apresentados e publicados 45 artigos.

A estratégia proposta é de que o evento não se encerra em seu próprio período de ocorrência, prescindindo da continuidade das atividades de prospecção, pesquisa e desenvolvimento científico e formação de redes digitais de relacionamento.

A partir desta perspectiva, um novo modelo foi proposto: a CONeGOV passa a ser bianual e se expande para os países latino-americanos. Assim, a V CONeGOV será realizada em 2009 na cidade de Santiago, no Chile e buscará a disseminação e integração das práticas de governança, a universalização na prestação dos serviços públicos, a proteção da privacidade individual e a redução das desigualdades sociais e regionais são alguns de seus objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.